As vistorias iniciais tendem a se concentrar em problemas que podem ser detectados visualmente. Analisar instalações elétricas e hidráulicas a fundo normalmente é inviável, devido à necessidade de obras mais extensas. E se surgirem problemas não detectados na vistoria, como o inquilino deve proceder?
Identificação e comunicação
Ao identificar possíveis problemas no imóvel, é necessário que haja um contato e registro com o proprietário, administradora ou advogado. Esse contato para solicitar uma análise do caso ajudará a definir quem será o responsável pelos custos e manutenção.
O proprietário do imóvel somente responderá aos vícios e defeitos anteriores à locação, e neste sentido, o laudo de vistoria ajuda na definição se um problema ocorreu antes ou após a locação. Já os defeitos que ocorreram no curso da locação estarão em cláusula de responsabilidade do inquilino pela manutenção do bem locado, pois ele tem a obrigação de devolver o imóvel no estado que alugou e de manter o imóvel como se dono do imóvel fosse, impedindo a majoração de defeitos.
Exemplo prático
Após finalizada uma locação, o inquilino que estava no imóvel solicita o desligamento de luz e gás. Quando um novo inquilino chega ao imóvel, é improvável que tenha tido condições de testar os itens discriminados em contrato que necessitam de eletricidade para funcionar como, por exemplo, aparelhos de ar condicionado. Se o novo inquilino detectar problema no aparelho de ar condicionado que consta no contrato de locação, precisa entrar em contato imediatamente com a administradora ou proprietário para verificação do problema e realização da manutenção necessária.
Postergar a solução de problemas de manutenção normalmente é a pior opção por duas razões: primeiro porque se tornará mais difícil determinar se o problema começou antes ou após a locação, e porque normalmente sua resolução tende a ficar mais cara com o tempo.