Para que as férias escolares não se tornem um pesadelo para os pais, é preciso redobrar o cuidado com as crianças nesse período. No verão, os pequenos costumam sofrer desde problemas simples, como ralar o joelho, até casos mais graves. Portanto, é importante que os adultos fiquem atentos para que esse período de férias continue sendo sinônimo de alegria e diversão.
A maioria das crianças costumam passar grande parte das férias dentro dos condomínios. A preocupação maior deve ser em relação a garagem, academias, piscinas e elevadores.
Os pequenos não devem brincar em garagens e em salas de máquinas. É importante que os pais não deixem as crianças utilizarem o elevador sozinhas e também lembrem de limitar o acesso a alguns espaços, como academias e piscinas sem acompanhantes. Tenha cuidado com escorregas e outros brinquedos no playground. Não deixe as crianças correrem em áreas de circulação de carros e atenção ao andar de bicicleta em rampas de acesso à garagem.
Na estação mais quente do ano, torna-se mais comuns o uso da piscina do condomínio. Como as crianças são mais sensíveis que os adultos, é preciso estar atento à exposição ao sol e deve-se adotar cuidados especiais, como: uso de bonés e de protetor solar até mesmo nos dias nublados. Lembrando também, que é bom evitar a exposição ao sol no horário mais quente do dia.
O cuidado com a alimentação é de extrema importância, sendo sempre bom comer em casa, para evitar que a criança acabe tendo uma intoxicação alimentar. Deve-se consumir muito líquido e frutas, apostando também sempre nos alimentos repletos de vitamina.
Ao andar de bicicleta, patins ou skate nas áreas comuns, o maior perigo é acontecer um tombo. Por isso, é recomendado o uso de capacete, joelheiras e cotoveleiras. Caso a criança de machuque, lave o ferimento com água corrente para prevenir uma infecção.
Os cuidados devem existir em qualquer época do ano, mas nas férias, é bom que eles sejam redobrados. Com essas dicas fica fácil aproveitar, não é mesmo?